quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ensinando e aprendendo com as TICs relato de projeto 2-5


Tecnologias na Educação - Aprendendo e ensinando com as Tic’s
Atividade: 2.6
Unidade: 2
Cursistas: Patrícia Queiroz de Brito
Suzana Alves Araújo
Município: São João da Lagoa - MG
Formadora: Maria de Lourdes Matos

Relato da Experiência

O processo de ensinar e aprender é um conjunto harmonico que sempre deve está atualizado segundo José manoel MoranHá uma preocupação com ensino de qualidade mais do que com a educação de qualidade. Ensino e educação são conceitos diferentes. No ensino se organizam uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a que compreendam áreas específicas do conhecimento (ciências, história, matemáticas). Na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade”. Entedemos que na escola os alunos encontram possibilidades e nós educadores é que proporcionamos esse encontro. Hoje as tecnologias estão intoduzidas nas nossas casas, no trabalho, lazer e demais seguimentos da sociedade, é preciso acompanhar esses movimentos, os alunos buscam nas instituições educacionais o contato inicial. Então devemos estar preparados para transmitirmos os conteúdos disciplinares através das ferramentas tecnológicas. Pensando assim foi que desenvolvemos o projeto FESTAS JUNINAS, proporcionando de maneira lúdica, interativa, construtiva a apropriação de conhecimentos sobre a temática em questão e ainda um aprimoramento no manuseio de materiais multimídias disponíveis na nossa escola. Os educandos do 5º ano vespertino do Ensino Fundamental da Escola Municipal Benedito Pereira Lima pesquisaram na internet através de hipertextos, imagens e vídeos todas as informações que precisavam sobre as festas juninas, comidas típicas, danças entre outras curiosidades. Usamos o som e a caixa amplificadora nos ensaios da quadrilha que foi apresentada na culminancia do projeto. Registramos o evento com máquina digital, fotografias ao ar livre e no pequeno estúdio fotográfico montado no local. Não tivemos dúvidas do sucesso alcançado com o desenvolvimento desse trabalho, as crianças demostraram um grande avanço no manuseio e na direção dada as suas pesquisas online. Os registros feitos em sala de aula através de histórias contadas, atividades artísticas produções textuais também ajudaram na confirmação de que os objetivos propostos em cada disciplina se concretizaram. As fotografias aumentaram ainda mais o entusiasmo dos pequenos que já anseiam por novas descobetas através dos suportes tecnológicos que transformam o apreder em uma aventura, um leque de novidades e possibilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário