quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Planejando uma atividade


NOME: Patrícia Queiroz de Brito e Suzana Alves Araujo
UNIDADE: 2
ATIVIDADE 2.5: Planejando uma atividade
MUNICÍPIO: São João da Lagoa/MG
FORMADOR: Maria de Loudes Matos

PROJETO PEDAGÓGICO - FESTAS JUNINAS

Identificação:
O projeto FESTA JUNINA foi elaborado para a E.M.B.P.L. e o Pré-Escolar M.F.E. como sugestão para estudo da temática e manuseio das diferentes mídias existentes na Instituição.

Tema: Festas Juninas
Tempo de execução: 05 dias.
Áreas envolvidas: interdisciplinar
Abrangência do Projeto: Do maternal ao 5º do Ensino Fundamental

2 Justificativa

O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa Junina”, mas estas comemorações se estende nas escolas até o mês de julho onde fazemos a cuminancia na ultima semana antes das férias. O mês é marcado por grandes comemorações, sendo que o auge da festa. São comuns em todas as regiões do Brasil os festejos juninos, mas na região Nordeste esses festejos ganham maior proporção. Essas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No contexto escolar o mesmo acontece e a escola tem um papel importante no resgate e valorização dessas tradições.

3.1 Objetivo Geral:

Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes que envolvem as festas juninas, para que os mesmos possam valorizar essas tradições culturais.
3.2 Objetivos Específicos:
Conhecer a origem das festas juninas (História);
Compreender como são comemoradas essas festividades em alguns lugares do mundo(Geografia);
Estudar a simbologia e riqueza de tradições que envolvem as festas (Cultura)
Apreciar e conhecer as características rítmicas – musicais que compõem as festividades (Artes);
Estudar a culinária apreciada nessas festas (Ciências);
Estimular a criatividade, a imaginação e o envolvimento dos alunos em torno da temática envolvendo as mídias, mediante produções textuais orais ou escritas, pesquisas e atividades artísticas (Linguagem).

4 Desenvolvimento
Em História: pesquisas na internet acerca da origem das festas juninas e resumo do conteúdo pesquisado (atividade individual);
Em Geografia: pesquisa na Internet sobre as comemorações juninas em outros lugares do mundo, apresentação sobre o assunto (atividade em grupo- cada grupo fala sobre as tradições em um local diverso);
Em Cultura: aulas expositivas e dialogadas sobre as tradições juninas, propor a construção de toda a simbologia junina através de criações artísticas que representem as festas(maquetes);
Em Artes: Pesquisar na internet as características dos ritmos juninos: forró, xote e xaxado e como se dança esses ritmos ou pesquisar os tipos de quadrilhas juninas. Expor os resultado das pesquisas através de aulas expositivas e dialogadas;
Em Ciências: Pesquisar na internet os alimentos que fazem parte da culinária junina e como são produzidos. Elaborar resumos do conteúdo;

5 Recursos materiais

Computador, impressora, Internet, papeis diversificados, colas, tesouras, isopor, aparelhos de som, datashow, camera fotográfica digital, máquina de xerox, entre outros.

6 Avaliação

A avaliação será mediante a observação do envolvimento individual e coletivo dos alunos frente às atividades propostas durante o desenvolvimento do projeto em especial na turma do 5º ano do ensino fundamental vespertino.

7 Culminância
Para a culminância do projeto a proposta é realizar um Festival de Cultura Junina com toda a escola e comunidade na praça central, com organização de apresentações de quadrilhas e também barracas com as comidas típicas.
Sites de referência para as pesquisas: suapesquisa.com e Wikipédia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário